Vacinação de pacientes oncológicos

A importância da vacinação contra COVID-19 em pacientes Oncológicos

Os pacientes oncológicos são considerados grupo de risco para complicações da Covid-19, de acordo com diversos trabalhos científicos. De forma geral, para qualquer neoplasia, a doença ATIVA confere maior risco ao paciente, em especial para neoplasias hematológicas, câncer de pulmão e doença metastática, pois promovem risco maior e persistente.

Em pacientes com tumores sólidos, esse aumento do risco parece ocorrer no primeiro ano após o diagnóstico com redução gradativa, voltando ao risco usual  5 anos após diagnóstico, portanto a importância da vacinação é DIMINUIR A MORBIDADE E MORTALIDADE DA COVID-19 em PACIENTES ONCOLÓGICOS.

Além de maior gravidade, a infecção pelo Sars-CoV-2 pode ter também desdobramentos no cuidado oncológico, acarretando atrasos nos exames diagnósticos , de triagem, tratamentos e monitoramentos, podendo levar a consequências devastadoras.

Os pacientes em tratamento oncológico devem ser vacinados?

SIM.

Apesar de não terem sido incluídos em estudos clínicos, existem evidências suficientes de outras vacinas de que o malefício de não vacinar é significativamente maior.

IMPORTANTE: ESTÁ CONTRAINDICADO o uso de vacinas contendo VÍRUS VIVO ATENUADO em indivíduos IMUNOSUPRIMIDOS, incluindo pacientes oncológicos. É imprescindível a avaliação médica individual de cada paciente quanto à possíveis ressalvas á vacinação.

Quanto a segurança e eficácia da vacinação contra Covid-19

As evidências são suficientes para reforçar a indicação e segurança das vacinas em geral ( exceto para as vacinas com vírus vivo atenuado ou com vetor de replicação-competente ), mesmo nos pacientes em vigência de tratamento.

Quanto a EFICÁCIA : baseado nos dados de extrapolação de outras vacinas, e associado a interpretação dos mecanismos de ação das vacinas contra a covid-19 ( vacinas com agentes não-vivos ), pressupõe-se que a eficácia e segurança da vacinação contra a Sars-CoV-2 seja similar à população em geral, embora dados de estudos clínicos ainda sejam escassos. A eficácia pode variar em diversos contextos ( tipo de tumor, extensão da doença, tratamento imunossupressor, entre outros, logo os BENEFÍCIOS da vacinação devem ultrapassar substancialmente e significativamente os RISCOS.

O Tratamento Oncológico pode interferir na EFICÁCIA da vacinação ?

SIM.

As diferentes modalidades de tratamentos oncológicos podem interferir e alterar a eficácia da vacina nesses pacientes. O tratamento quimioterápico resulta em redução da imunidade, podendo alterar a resposta imunológica protetora do paciente à vacinação. Em pacientes usando Imunoterápicos, o estímulo imunológico poderá interferir tanto na resposta quanto nos efeitos colaterais. Mais dados serão necessários para entender a resposta à vacina frente aos diversos protocolos de tratamentos.

Qual o momento ideal para os pacientes com câncer serem vacinados?

O ideal é que seja administrada antes do tratamento, entretanto aqueles que já iniciaram é razoável que os mesmos sejam vacinados a qualquer momento. Em pacientes em uso de imunossupressores, as vacinas com vírus atenuados devem ser evitadas. O oncologista clínico deve avaliar o melhor momento do tratamento do paciente oncológico para a vacinação, porém, pelo caráter protetor da vacina para esse grupo de alto risco, a vacinação deve ser sempre priorizada.

Os pacientes que já terminaram o tratamento contra o câncer devem ser vacinados ?

SIM.

Desde que não haja outra contraindicação à vacinação ou alergia a componentes da vacina. Nesses indivíduos, a exemplo da população geral, a vacinação é imprescindível.

Pacientes com histórisa prévia de covid-19 devem ser vacinados ?

SIM.

Alguns pacientes já infectados por Sars-CoV-2 foram incluidos em estudos clínicos e estes mostraram superior resposta imune sem nenhum acréscimo à toxicidade da vacina.

Pacientes que já tenham Anticorpos contra Covid-19 devem ser vacinados?

SIM.

Até o momento, não existe experiência suficiente relacionando a presença de anticorpos com proteção futura, e a duração da imunidade não está claramente estabelecida

Conclusão

De acordo com os dados presentes até o momento, a vacinação contra a Covid-19, tem se mostrado EFICAZ E SEGURA. Os pacientes oncológicos devem ser vacinados , excetuando-se as vacinas com componente vivo /atenuado nos pacientes com tratamento ativo imunossupressor, e aqueles pacientes que, por ventura, apresentem contra-indicação a qualquer componente das mesmas.

Atenção

Este documento está sob ativo desenvolvimento e será atualizado assim que novas informações estejam disponíveis.

REFERÊNCIAS

1. SOCIEDADE BRASILEIRA DE ONCOLOGIA CLÍNICA ( SBOC )