Tudo o que você precisa saber sobre diabetes
Diabetes é uma doença crônica causada pela produção insuficiente, má absorção ou ausência de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue. De acordo com a Federação Internacional de Diabetes, estima que 463 milhões adultos no mundo com idade entre 20 a 79 anos vivem com diabetes.
Atualmente, o Brasil ocupa o quinto lugar no ranking dos países com a maior taxa de pessoas diabéticas, totalizando mais 16,8 milhões de brasileiros, representando 9,3% da população mundial. Se as tendências atuais persistirem, estima-se que em 2030, o país terá 578 milhões de diabéticos.
Se você quer saber os tipos mais comuns de diabetes, quais os sintomas, como prevenir e qual a importância da consulta farmacêutica no controle e prevenção da doença, continue a leitura.
Quais os tipos mais comuns de diabetes?
O diabetes pode se apresentar de diversas formas, os mais comuns são: tipo 1 e tipo 2.
O diabetes tipo 1 é uma doença crônica não transmissível, hereditária que concentra entre 5% a 10% do total de diabéticos no Brasil. Normalmente, tende a aparecer na infância ou adolescência. Apesar da causa do diabetes tipo 1 ser desconhecida, pode ser evitada com um estilo de vida saudável.
O diabetes tipo 2 ocorre quando o corpo não aproveita adequadamente a insulina produzida e está diretamente relacionada ao sobrepeso, sedentarismo, triglicerídeos elevados, hipertensão e alimentação inadequada.
Quais os sintomas do diabetes?
Os sintomas mais comuns do diabetes tipo 1 são:
- Fome frequente;
- Sede constante;
- Vontade de urinar diversas vezes ao dia;
- Perda de peso;
- Fraqueza;
- Fadiga;
- Mudanças de humor;
- Náusea e vômito.
Os sintomas mais comuns do diabetes tipo 2 são:
- Fome frequente;
- Sede constante;
- Formigamento nos pés e mãos;
- Vontade de urinar diversas vezes;
- Infecções frequentes na bexiga, rins, pele e infecções de pele;
- Feridas que demoram para cicatrizar;
- Visão embaçada.
Como prevenir o diabetes?
A melhor forma de prevenir o diabetes é praticar hábitos saudáveis diariamente como: manter uma alimentação balanceada, ingerindo verduras, legumes e frutas, reduzir o consumo de sal, açúcar e gordura, parar de fumar, praticar exercício físico regularmente e manter o peso controlado.
Qual a importância da consulta farmacêutica no controle e prevenção da doença?
O farmacêutico clínico e a equipe multiprofissional podem ajudar a reduzir essa mortalidade por meio da verificação e acompanhamento do paciente. O uso da tecnologia também dá a rapidez e a confiabilidade nos resultados para que se possa prevenir e tratar melhor cada caso, resultando na melhoria da qualidade de vida de cada paciente.
Gostou da leitura? Baixe agora mesmo o nosso pdf e tenha sempre com você um resumo da matéria completa clicando aqui.