Saiba mais sobre o câncer de próstata e o novembro azul

O Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata é comemorado em 17 de Novembro, tendo originado o movimento Movember em 2003 na Austrália. No Brasil, o movimento Novembro Azul iniciou em 2014 com ações pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o objetivo de dar atenção à prevenção e ao diagnóstico precoce das doenças que atingem os homens.

O câncer de próstata é o tumor mais comum entre os homens no Brasil. São esperados 65.840 novos casos para cada ano do triênio 2020-2022. No mundo é a segunda neoplasia mais frequente entre os homens com estimativa de 1.276.106 casos, representando 7,1% de todas as neoplasias. O risco estimado é variável entre as diversas regiões brasileiras, sendo 72,35/100 mil na Região Nordeste e 29,39/100 mil na Região Norte.

A próstata é uma glândula localizada abaixo da bexiga responsável por produzir parte do sêmen, importante para nutrir e proteger os espermatozoides. A próstata não influencia na ereção ou no orgasmo masculino.

O câncer de próstata na sua fase inicial não apresenta sintomas. Em pacientes com sintomas, 95% dos tumores são avançados dificultando a cura. Os sintomas mais comuns na fase avançada são: dor óssea, dores ao urinar, vontade de urinar com frequência e presença de sangue na urina e/ou sêmen.

O risco de câncer de próstata aumenta com:

1. o avançar da idade
  2. raça negra
  3. história familiar positiva (homens cujo pai ou irmão tiveram câncer de próstata antes dos 60 anos)
  4. sobrepeso e obesidade
  5. tabagismo

A melhor forma de obter a cura é o diagnóstico precoce. Devido seu estágio silencioso inicial, todos os homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou aos 50 anos sem estes fatores, devem consultar um Urologista para conversar sobre o exame de toque retal e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico). São os métodos disponíveis para iniciar o rastreio e levar a detecção precoce da doença, quando as chances de cura são maiores e os tratamentos menos invasivos. Os tumores precoces são curados em 90% do casos.

No mês mundial de combate ao câncer de próstata Seja Herói da Sua Saúde.

Prof. MSc. Williams Fernandes Barra.
Professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Pará.
Oncologista Clínico da SER Clínica Oncológica e do Hospital Adventista de Belém.