Excesso de Sal e Conservantes

Sal

O sal (cloreto de sódio), está muito presente na culínaria ocidental, ele é usado para conservar os alimentos e dar sabor às refeições.

O sal é essencial na dieta em pequenas quantidades, porém, em excesso pode causar prejuízos ao organismo que vão desde aumento da pressão arterial até o fato de estar relacionado com casos de câncer no estômago.

Alimentos conservados em sal (salmoura), como azeitonas, picles, peixes salgados, carne bovina (charque), bem como alimentos ultraprocessados, como biscoitos doces ou salgados, lasanhas prontas, sopas em pó, macarrão instantâneo e cereais matinais, também possuem grandes quantidades de sódio.

Para diminuir o consumo de sal da dieta, inclua mais alimentos in natura ou minimamente processados, tire o saleiro da mesa e invista em temperos com manjericão, orégano, cheiro verde e outras ervas naturais para ajudar a reduzir o sal na sua alimentação.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que sejam consumidos no máximo cinco gramas de sal por dia.

Considerando que cerca de 2g estejam presentes naturalmente nos alimentos, recomenda-se que apenas 3g (duas colheres de chá rasas) sejam acrescentados no preparo das refeições em um dia.